O Arquivo Secreto do Vaticano
Certamente algum dia você ouviu falar sobre o “Arquivo Secreto do Vaticano”. Mas…o que é isso? Como nasceu? Por que nasceu? Para que nasceu? Por que secreto?
Bom, vamos por partes. Primeiro vamos falar de suas origens. O Arquivo Secreto do Vaticano, foi criado por volta do ano 1610, pelo Papa Paulo V, se bem que a sua história tem raizes bem mais antigas.
Desde o início da Igreja, Jesus Cristo deixou com seus Apóstolos a missão de propagar o evangelho. Mas também deixou a ordem que as suas palavras fossem guardadas e transmitidas sem manchas. Desde então coube a Igreja guardar a Palavra de Jesus Cristo até o fim dos tempos. Guardar e transmitir.
Com o tempo, a Igreja foi reunindo consigo, não apenas os Evangelhos, mas as cartas dos apóstolos, o textos dos Santos, os documentos da história da Igreja. Enfim, foi arquivando dados da sua história. Por esse motivo, a Igreja então pensou em um lugar para guardar os seus documentos.
O Arquivo Secreto do Vaticano na realidade é um complexo de salas e edifícios onde são guardados os documentos da Igreja Católica que dizem da sua história como Instituição de Cristo. O fato de ter o nome Secreto, muitas vezes é mal interpretado, mas de Secreto mesmo não tem nada, até por que se você for um pesquisador e preenchendo a requisição você também pode ter acesso a esses documentos. O problema é que ele não é algo aberto ao público geral. Imagine se todo mundo pussese as mãos em documentos tão antigos? Certamente não durariam muito…
Mas o termo Secreto, ao contrário do que se pensa, não designa segredo. Tem outro significado. No latim que é a lingua oficial da Igreja, secreto significa - secretum - que na verdade quer dizer secretário. E o que é o secretário? A pessoa de confiança de alguém. Portanto o termo Arquivo Secreto do Vaticano significa na verdade Arquivo de Confiança do Vaticano. Quando uma dúvida surge, a Igreja recorre a sua História para não errar.
Para você ter uma noção do tamanho e da importância desses documentos, se colocássemos toda essa documentação no chao em linha, teríamos cerca de oitenta e cinco quilômetros de documentos a percorrer.
Hoje esses documentos são abertos a pesquisadores do mundo todo que desejam aprofundar seu conhecimento. Volto a repetir: É óbvio que esses documentos não são assim acessíveis a todos, mas àqueles que estudam a história da Igreja, aos pesquisadores a nível geral, eles podem sim, ser lidos e estudados. Assim como nem todos os pintores e historiadores podem “pegar” ou ver de perto um Renoir, ou a Monalisa do Da Vinci, nem todo mundo pode ter acesso a todos os documentos. Mas dai a ser secreto no sentido de proibido, é completmente diferente.
Hoje o Arquivo Secreto do Vaticano tem duas salas modernas de estudo que acolhem cerca de 1500 pesquisadores vindos de 60 países. Também lá existe uma sala de índices, uma biblioteca interna, uma sala de restauração e estudos sigilosos, um laboratório fotográfico de reprodução digital, laboratório de informática e o serviço administrativo.
Você pode saber mais sobre o Arquivo Secreto do Vaticano acessando o Site do Vaticano, porém essa parte do Site não está disponível em Português.
0 comentários:
Postar um comentário